Sobre Nós
O Hospital São Vicente de Paulo, foi antes sonhado pela comunidade Católica de Mantena, da Paróquia Santo Antônio, na década de sessenta era única na região. Frei Jorge Scarso, vigário paroquial, preocupado com a precária saúde do povo mantenense, resolveu organizar campanhas na Igreja com a finalidade de angariar fundos e construir um hospital onde as pessoas pudessem ter um bom cuidado de saúde. Tudo parecia um sonho quase impossível em uma região afastada, pobre, material, cultural e de profissional na área da saúde. Trouxe a prática da Sociedade São Vicente de Paulo para Mantena e criou-se imediatamente um Conselho Particular Vicentino, organizou o estatuto em 1960 com capítulo único, objetivo claro no parágrafo 5º que diz: “O objetivo das Conferências ou da Sociedade São Vicente de Paulo, é socorrer os pobres desta cidade prestando-lhes assistência moral, médica, dentária, escolar e hospitalar, além do fornecimento de gêneros alimentícios, agasalhos e pelos demais meios previstos no Regulamento.” Os Vicentinos tornaram-se aliados trabalhando junto ao vigário na linha de frente mobilizando a comunidade e angariando “donativos” de toda espécie. Com muito trabalho o hospital foi surgindo bem devagar. Em cinco de fevereiro de 1963 a construção iniciada foi doada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor, para que concluísse a construção e fizesse o hospital funcionar. A luta continuou com novos aliados. As Irmãs trabalharam arduamente para que o sonho de ter um hospital se tornasse realidade. Nesta história a presença marcante de Irmã Margarida Palermo,que mal falava Português, mas de uma garra incrível.Entregou-se de corpo e alma aos trabalhos da construção mesmo tendo que andar em busca de doações na cidade e em toda a região circunvizinha. Nos finais de semanas às vezes promovia festas beneficentes, como jantares, bailes nos quais fazia e vendia doces e salgados angariando fundos para a construção. Finalmente em quinze de novembro de 1965 é inaugurado o HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO, dispunha na época de uma enfermaria masculina com oito leitos, uma enfermaria feminina com oito leitos um banheiro e uma enfermaria para crianças. O sacrifício era grande, a cidade não tinha água tratada, nem se quer encanada. Energia elétrica era apenas um gerador a óleo que à meia noite deveria ser desligado. Não existia profissional de Enfermagem.A mesma Irmã trabalhava na cozinha, lavanderia, enfermagem, recepção, secretaria, administração,etc.
Com o passar do tempo a construção foi sendo concluída e posteriormente ampliada. A clientela cresceu bastante. O hospital já chegou a ter 160 leitos. A maternidade foi construída sendo uma boa referência para a região. Com o passar do tempo a política mudou, o município foi sendo desmembrado, outros hospitais surgiram na região e o HSVP, declinou, precisando reduzir o número de leitos. Algumas reformas foram feitas e o hospital conta hoje com 122 leitos dos quais apenas 76 estão ativos e a ocupação é irregular com baixa rotatividade. Todavia o HSVP é na região referência em algumas Cirurgias Vídeo Laparoscópicas, algumas cirurgias urológicas já são realizadas, várias cirurgias ortopédicas, vascular, um bom serviço de vídeo endoscopia digestiva alta e baixa, a maternidade goza de bom nome principalmente no cuidado com bebês pré-maturos. Tem um bom serviço de ginecologia, obstetrícia, oftalmologia, geriatria, clínica médica, cirurgia geral, tem uma Agência Transfusional que disponibiliza sangue para o próprio HSVP, mais os outros dois serviços de saúde. Temos também um Pronto Atendimento semanal em convênio com a Prefeitura Municipal. Os trabalhos são realizados pelas Irmãs Franciscanas do Senhor e mais quarenta e três colaboradores remunerados (empregados) alguns médicos são autônomos outros são plantonistas. No passado o HSVP teve boa rentabilidade, hoje passa por dificuldades. Faltam recursos financeiros necessários para fazer uma boa reforma predial, compra de novos equipamentos e contratação de novos profissionais.
Tem uma clientela razoável, alguns clientes são fieis de longos tempos. Presta um serviço humanizado, sem distinção de idade, classe, ideologia política ou religião. Precisa investir em treinamento e modernizar o atendimento.
É uma entidade filantrópica (Entidade Beneficente de Assistência Social) sem fins lucrativos. Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, Municipal, Estadual e Federal.
Você pode marcar informações importantes ou anúncios em texto dessa forma
Nossos Usuários
Nessa seção você pode descrever os usuários típicos e o porquê de esse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes assim eles irão retornar ao seu site.